segunda-feira, 25 de março de 2013

Parte 1 – Processo seletivo TOP ESPAÑA SANTANDER

Na minha universidade...

No site da UNIFOR anunciava:

Quer passar três semanas na Espanha? O Programa Top España Santander Universidades vai selecionar quatro alunos Unifor. Podem concorrer alunos dos Centros de Ciências Humanas, Jurídicas, Tecnológicas e da Saúde. O objetivo do programa é proporcionar aos alunos o contato com a cultura espanhola durante uma viagem de três semanas em julho deste ano (2012) à cidade de Salamanca, sob a supervisão de um professor da Unifor. A bolsa inclui passagens, alimentação e hospedagem na Universidade de Salamanca

Os outros critérios para participar do Programa Top España Santander Universidades são: ter média global acima de 7,5 e comprovar, também por meio do histórico escolar, já ter cursado efetivamente mais de 30% e menos de 85% das disciplinas do seu curso de graduação. A seleção dos alunos levará em consideração dois critérios: o desempenho dele em entrevista a ser realizada por uma comissão (formada por representantes dos centros e o assessor internacional) e a sua média global (PMG).

Em seguida o edital descrevia maiores informações que em resumo tratava-se:

1. A UNIFOR seleciona um aluno de cada centro;
2. No ato da inscrição o candidato deve apresentar Média global acima de 7,5 e carta de motivação em até 2 laudas, onde nesta, o aluno apresentava os motivos pelos quais desejava ser selecionado para ir a Espanha;
3. Depois dessa seleção, há uma entrevista com um representante da comissão que tinha em cada centro.
4. A média do aluno na entrevista, somada com a média global do aluno (PMG) e dividida por 2 (dois) aponta o aluno selecionado. Em caso de desempate o escolhido seria com maior média global PMG. Havendo a persistência do empate, seria selecionado o aluno com maior idade;
5. A bolsa proporciona as passagens (ida e volta) para à cidade de Salamanca – Espanha. Incluía ainda na bolsa alimentação e hospedagem na Universidade de Salamanca pelo período de 03 (três) semanas com o objetivo de conhecer a cultura espanhola, programada para o mês de julho.
6. Um professor da Universidade de Fortaleza determinado pela Reitoria acompanha os alunos selecionados.

Obs. 1: Soube que em algumas seleções foi pedido conhecimento básico no espanhol (alguma declaração que alegava que o aluno tinha algum nível na língua espanhola). Na minha seleção de 2012 (UNIFOR) não foi exigido.

Obs. 2: Com relação ao que eu coloquei na minha carta de motivação, eu somente coloquei o porquê do meu interesse em viajar, conhecer a Espanha e novas culturas. O que eu escrevi, palavra por palavra, eu não lembro! 

Outras informações:

Tive o seguro saúde e de bagagem pagos, incluídos na bolsa. Não era permitido ficar na Espanha, ou qualquer outro país, devendo o aluno regressar com o grupo.

Na minha edição (3ª – 2012) foi assim dividido os grupos:
1º Grupo – Julho 2012
ANHANGUERA, MACKENZIE, UERJ, UFOP, UNICAMP, UNIFESP, UNIFOR.
2º Grupo - Janeiro 2013
FMU, MACKENZIE, SÃO JUDAS,  UCB, UFAC, UFAM, UFOPA, UFPA, UFRA, UFRR, UFT, UNESP, UNIFAP, UNIP, UNIR, UNISINOS, UNITAU, USP.

Ainda foram contemplados 10 alunos de cada força armada: Marinha, Exército e Aeronáutica; funcionários do banco Santander; integrantes do AfroReggae e ganhadores de um concurso cultural lançado pelo Santander.