Granada


Granada, a "Joia Muçulmana" da Espanha!

1. População:
A população de Granada é cerca de 270.000 habitantes.

2. Clima / Temperatura
A melhor época para visitar Granada é no final do verão, quando a temperatura é perfeita com dias quentes e ensolarados. Granada tem um calor seco que é muito mais suportável do que o calor úmido que você vai encontrar em outras cidades espanholas. Há pouca chuva.


A temperatura média anual é de 15,1°C. O inverno é longo e frio, registando-se médias inferiores a 10°C entre dezembro e fevereiro. O mês mais frio é janeiro, com 6,7°C de média. O verão também é comprido, com temperaturas médias superiores aos 20°C entre junho e setembro. O mês mais quente é julho, com 34,4°C de média. Os meses mais frios e mais quentes ocorrem no início das estações, um exemplo claro da distância do mar e da sua ação de suavização térmica, ainda mais atenuada pelo efeito de barreira das cadeias montanhosas. No mês de abril a média das temperaturas mínimas é de 5,6°C, existindo elevado risco de geadas em pleno processo de floração.

Sierra Nevada

Praia - Almuñecar

3. Localização:
Granada está localizada ao lado da Sierra Nevada, montanhas da Andaluzia (as mais altas da península Ibérica), no sul da Espanha. É cerca de 70 quilômetros da costa. Estar nesta posição significa que é possível esquiar e tomar sol na praia no mesmo dia.


4. História:
Desde a época de registros históricos, Granada começou a ser governada por muitos califas, sultões árabes e dinastias. O império árabe / muçulmano, uma vez esticada até no norte da Espanha. Os vários grupos cristãos resolveram suas diferenças, se uniram e cada vez levaram os árabes da Espanha. Granada foi a última fortaleza e finalmente sucumbiu à Isabel e Ferdinand (o Reis Católicos) em 1492. Os muçulmanos e os judeus foram forçados a deixar o país ou converter-se ao cristianismo. Um período do que seria hoje em dia descrito como limpeza étnica. Ao mesmo tempo, Cristóvão Colombo veio a Granada pedir Isabel e Fernando para uma concessão para construir navios para que ele pudesse conquistar as Américas. Deram-lhe o dinheiro e eu tenho certeza que você já sabe o resto.
Atualmente é um centro turístico importante, devido aos seus monumentos e à proximidade da estância de esqui, bem como da região histórica das Alpujarras e também da zona balnear mediterrânica conhecida como Costa Tropical. Dentre os seus numerosos monumentos, destaca-se a Alhambra, um dos célebres de Espanha, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO em 1984 juntamente com os vizinhos jardim do Generalife e bairro de Albaicín. A catedral é considerada a primeira igreja renascentista espanhola.


Palácio de Alhambra

5. Demografia:
Em 2012 o município de Granada tinha 239.017 habitantes (densidade: 2 716,1 hab./km²). Em 2010 tinha 239.154 habitantes, dos quais 111.042 (46,43%) eram do sexo masculino e 128.112 (53,57%) era do sexo feminino. A diferença de números entre os dois sexos registra-se nas faixas etárias acima dos 40 anos, aumentando significativamente a partir dos 60 anos. Desde os anos 1990 que a população residente tem diminuído sensivelmente, ao mesmo tempo em que nas localidades periféricas da área metropolitana se tem registado um forte crescimento demográfico.
A população com porcentagem maior está compreendida entre os 20 e 40 anos (constitui 29%).

6. População estrangeira:
Em 2010 residiam no município 15.065 pessoas de nacionalidade estrangeira, o que corresponde a 6,3%, um valor inferior à percentagem média nacional de Espanha. Os imigrantes são originários de todos os continentes; as comunidades imigrantes mais numerosas eram a marroquina (3.241; 21,5%), romena (1.131; 7,5%), senegalesa (1.049; 7,0%), boliviana (853; 5,7%) e equatoriana (784; 5,2%), as quais somadas perfazem 46,9% da população imigrante.

☑ Visitar Granada em...

* ABRIL: Semana Santa
Os espanhóis celebram a Semana Santa em toda a Andaluzia. Apesar da intensa religiosidade das comemorações - fiéis com imagens da Virgem e de Cristo fazem a Via Sacra pelas ruas da cidade - este evento não é nem um pouco lúgubre. Há muita festa nas ruas e um ambiente bastante animado. É uma ótima época para se estudar espanhol em Granada.

* MAIO: Las Cruces de Mayo
Todos os anos, nas primeira semana de maio, Granada celebra o festival das Cruzes de Maio. Enormes crucifixos decorados com flores coloridas são o ponto de partida das festividades espalhadas pela cidade, com danças e músicas tradicionais. Os granadinos também decoram as sacadas e pátios das casas com arranjos de flores, criando o ambiente ideal para as festas.

* MAIO-JUNHO: Festa de Corpus Christi
Outro evento celebrado em toda a Andaluzia, as festas de Corpus Christi. Uma semana inteira de touradas e outra desculpa para mais festa!

* NOVEMBRO: Festival de Jazz de Granada
Todos os outonos, Granada organiza um dos festivais de jazz mais tradicionais da Europa. São realizados shows durante todo o mês com diversos músicos espanhóis e internacionais.

➲ Coisas para fazer em Granada

→ Beber ótimos chás 
As raízes islâmicas de Granada estão presentes nos seus suntuosos palácios, ruas estreitas, mercados e, é claro, nos seus chás! A cidade está repleta de agradáveis "teterías", ou casas de chá, onde você pode se sentar nas almofadas e desfrutar de uma grande variedade de chás árabes.

→ Comer deliciosas tapas! 
Ao mesmo tempo em que a arte do "el tapeo" é uma paixão nacional, Granada é uma das poucas cidades onde se pode comer tapas grátis ao pedir uma bebida nos bares. Além disso, as porções são caprichadas. Então, peça a sua cerveja, vinho ou até mesmo um refrigerante e desfrute de azeitonas, peixes fritos, linguiças, tostadas e muito mais!

→ Dormir em uma caverna
Sacromonte, tradicionalmente o barrio dos ciganos de Granada, proporciona aos visitantes a possibilidade de se hospedarem em uma caverna. Isso mesmo, uma caverna. Cavadas na montanha séculos atrás, muitas destas cavernas ainda são habitadas ou funcionam como salas de flamenco, bares e - acreditem - hotéis. As cavernas foram reformadas e possuem todas as comodidades e conforto de uma casa normal.

→ Sair "de marcha" à noite 
Apesar de seu tamanho reduzido a antiguidade, Granada possui uma população universitária animada que enche de vida as antigas ruas da cidade. A vida noturna é surpreendente e bastante eclética, com locais noturnos que vão desde casas de chá a bares de rock, discotecas, lounges e muito mais.

→ Visitar a Catedral 
Na "Capilla Real" da catedral de Granada, você encontrará os túmulos do rei Fernando e da rainha Isabel, os famosos monarcas que, entre outras coisas, "liberaram" a cidade do domínio islâmico e financiaram as viagens de Cristóvão Colombo às Americas.

Mais informações de Granada aqui.

Informações nutricionalmente/historicamente aqui.

2 comentários:

  1. Oi,Manu! Moro em Córdoba com meu marido, que está fazendo um pós dotourado. Somos gaúchos e adoramos a Andaluzia! Gostaríamos de dicas de hostais com cozinha compartilhada em Granada. Tens alguma indicação para nós? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Josy! Desculpa a demora! Ao longo desses anos foram muitas mudanças. Já estou morando de volta no Brasil. Que ótima oportunidade de fazer o pós doutorado na Espanha! Parabéns!! Olha, em Córdoba não conheço ninguém. Mas, pode procurar nas comunidades do Facebook. Sempre há grupos/comunidades de brasileiros que moram nessas cidades. Foi assim que consegui muitas informações também. Grande abraço e ótimos estudos!!

      Excluir