segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Estágios / Prácticas

Final de agosto de 2013 já estava em Granada e além de correr para fazer minha matrícula, fui buscar informações sobre os estágios. Na Espanha, estágio é o mesmo que "prácticas" ou "prácticas tuteladas" (estágio obrigatório).

Na coordenação do meu curso, não tive muitas respostas, até porque ainda era o começo das aulas e havia muitas pendências com outros estudantes que estavam em buscar de fazer a matrícula. Então, esperei passar duas semanas e comecei a “ficar na cola” dos meus coordenadores. De tanto um passar para outras pessoas, acredito que conheci quase todas as pessoas de alguns departamentos da Faculdade (rsrs), mas eu não desisti. Em dezembro começaram o período de recesso. O calendário da UGR funciona assim: você tem o “primeiro semestre” ( 1º cuatrimestre) de setembro até fevereiro, com uma pausa que compreende um pouco antes do Natal até o dia 6 de janeiro (dia dos Reis Magos) e o “segundo semestre” (2º cuatrimestre) de março até junho. Julho começam as férias pra quem conseguiu a aprovação e agosto é férias para todos! (Em outro post depois eu detalho sobre o funcionamento do calendário acadêmico e as disciplinas da UGR). Então, eu tinha pressa! Sabia que depois do recesso poderia ficar ainda mais difícil obter alguma informação, pois tinha provas e mais trabalhos.

Já tinha garantido meu primeiro semestre, garantir o segundo foi árduo. Eu não queria fazer mais disciplinas. É interessante, e super válido, fazer disciplinas no exterior para ter o domínio do idioma, ter contato com os professores e colegas na sala de aula, enfrentar o medo de apresentações de trabalho em público e em outro idioma, mas eu queria a prática. Saí do Brasil com esse objetivo de fazer estágio.
Amei ter feito minhas disciplinas no primeiro semestre, amei os professores, meus grupos de estudos, mas eu não desviava o foco que era o estágio.

Bom, depois de muitas conversas com muitas pessoas de vários departamentos da UGR, muitos telefonemas, muitos emails, muitas horas de almoço perdida para conseguir falar com outras pessoas, passado o período de recesso, em Fevereiro consegui a resposta de que finalmente iria ter meu estágio (prácticas tuteladas) no setor de Nutrição do Hospital Universitário Virgen de las Nieves (HUVN).

Era a primeira vez que o HUVN entrava como parceiro disponibilizando seu espaço para os alunos da UGR. E eu, juntamente com uma amiga portuguesa, éramos as primeiras intercambistas a fazer estágio pela UGR. Responsabilidade grande! Mas, eu estava extremamente feliz.

Quando soube da resposta, fui no dia seguinte conhecer o hospital e meus futuros Tutores. Conheci Miriam Santos, a minha amiga portuga, que de início, já nos damos muito bem! Em seguida, conheci mais alunos espanhóis que iriam ser meus colegas: Raul Gijon, Lucía Visiedo, Monica Serrano, Monica Joseph, Clara Ruiz, Inma Díaz e as gêmeas: Aroa Gongora e Tania Gongora. Uma recém formada em Nutrição nos ajudava no atendimento com os pacientes, Ana María. Muito experiente, nos dava muitos conselhos e dicas de atendimento.

-*-

As prácticas tuteladas tem um período de três meses, o que eu estranhei muito. Na minha universidade do Brasil eu tinha um ano de prática: seis meses de Clínica, cerca de três meses em Saúde Pública e três meses em Alimentação Coletiva, e na Espanha eram três meses em uma das áreas e você já se formava.

-*-

Foram três meses de muito aprendizado! Embora algumas dificuldades com o idioma, devido a muitas expressões locais, foi bastante enriquecedora a experiência e fiz muitos amigos! A profissão de nutricionista/dietista em Granada não é muito regulamentada e isso me causou muito espanto. No hospital tinham poucas nutricionistas, na verdade uma era responsável pelo setor de Nefrologia e o restante dos setores tinham muitos técnicos de Nutrição. Aprendi muito com todos! Meus tutores: Dr. Perez de la Cruz, Enrique Marín e a Nutricionista Gabi Lobo, foram grandes exemplos de profissionais. O hospital tinha muitos projetos (e ainda tem, creio), muitas pesquisas e estudos.

Eu e minha portuga, Miriam Santos, no Hospital Universitario Virgen de las Nieves (HUVN).

Último dia de estágio no HUVN. Acima: uma parte da equipe de Nutrição. Abaixo/esquerda: a equipe de enfermagem do setor de Nefrologia. Abaixo/direita: Eu, Lucía e Miriam.

Meus tutores: à esquerda, Dr. Perez de la Cruz e à direira, Enrique Marín. Faltou somente a Nutricionista Gabi Lobo que estava de folga no dia.

Mas, depois de três meses eu teria que voltar ao Brasil, em maio eu já teria que estar com minhas malas prontas, pois meu estágio acabaria. Mas eu não queria! Queria tentar outros estágios!
Era muito difícil ter vaga para quem era estudante local imagina pra quem era “ERASMUS” como eu. Mas, não desisti!

-*-

Quando eu cursava as disciplinas, certa vez assisti a uma palestra na UGR com um professor muito renomado na Espanha. Anotei o contato dele e mandei um email pedindo informações se ele tinha ou conhecia programas de estágio, mesmo que voluntário. Nunca pensei que ele me responderia, imaginava por ele ser uma pessoa cheia de compromissos e responsabilidades não ia dar atenção ao meu email. Passaram-se alguns dias e nada de resposta! Certo dia houve uma palestra no Parque de las Ciencias, em Granada, sobre Nutrição (Nutrición Impulso Vital), e um dos palestrantes era ele. Assim que acabou a palestra fui atrás dele e o lembrei da nossa conversa anterior na palestra da UGR, que tinha mandado email... ele muito apressado, pois tinha uma outra palestra a ministrar, disse que depois me responderia. Fiquei pensando que meu email poderia estar perdido entre muitos email que ele devia receber por dia. Aí, perdi as esperanças!!
Dois dias se passaram e para minha felicidade ele me respondeu. Me deu um contato de um dos lugares no qual ele trabalhava, fiz contato, preparei a documentação e em menos de um mês, veio a resposta: meu próximo estágio seria na FEN – Fundación Española de Nutrición.
Não cabia tanta felicidade em mim!

-*-

A FEN era em Madrid, logo eu teria que me mudar pra lá. Foi com muita dor no meu coração que deixei minha Graná, mas, vida que se segue e rumo a novos conhecimentos!!

O estágio seria no mês de Julho. Então daria tempo eu terminar meu estágio na HUVN (que era obrigatório – fazendo uma semelhança, era como se fosse o estágio de conclusão de curso – e no final eu teria uma nota), fazer algum curso de idiomas no mês de junho e em julho já estaria em Madrid e assim eu fiz!

No término do período de estágio no HUVN, deveria ser entregue um documento “memória de prácticas”. Esse documento entreguei ao tutor e ao responsável pelas prácticas na UGR. Esse documento trata-se de você colocar tudo o que você fez e aprendeu no estágio. Devo dizer que eu não gosto muito de escrever... como podem observar (kkkk) então, imaginem quantas páginas meu documento teve! (kkkkk)

Próximo passo -> FEN!!!
De “Granaína” passei a “Madrileña”! Rsrsrs Meu coração ainda pertencia a Granada! ;)

Maaasss, tive que partir!
Em Madrid, fiz meus contatos com minhas colegas de CsF e fiquei um tempo na casa de uma, até que ela teve que voltar para o Brasil. Maaass, coisa boa é ter vários intercambistas brasileiros no mundo a fora! Nessa época, junho e julho, era a época que o povo estava viajando para conhecer a Europa e o resto do mundo ou estavam voltando para o Brasil. Maaaasss, ainda bem que tem gente que ama Madrid e/ou passou em algum curso nas “férias” e teve que ficar na cidade. Obrigada meu Deus!!! E as obras boas não terminaram por aí... eu conhecia essas abençoadas, elas tinham ido conhecer Granada e tinham ficado um tempo na minha casa! Favor que se faz, favor que se retribui! Deus é maravilhoso!!

Minha vida em Madrid foi ótima! Embora o clima pegando fogo. E olha que eu sou nordestina e se eu digo que estava quente, é porque estava queimando! Meu melhor lugar, depois de "Alhambra" em Granada, era o Parque del Retiro, em Madrid. Passava horas lá. Refletindo na vida, escrevendo meus postais para meu namorado, amigos e família.

O estágio foi concluído com sucesso! Não tive nota, mas recebi um certificado com indicações. Muito cordiais e amáveis todos da FEN, minha tutora Teresa Valero, tão querida!! Aprendi muito!!

Teresa Valero, minha tutora, e eu; na FEN.

No costume español "hora do desayuno". Na foto: Eu, Emma, Paula, Celia e Teresa.

IMPORTANTE 1: você como CsF não pode ter outra bolsa além da que é concedida pelo governo. Você não pode trabalhar no exterior, logo todas as bolsas que consegui foram VOLUNTÁRIAS.
Mais uma vez, obrigada meu Deus!! Um estágio era tão difícil, conseguir dois foi um enorme presente!!
IMPORTANTE 2: todos os cursos que for fazer, não esqueça de pegar os certificados e guardar! No final do intercâmbio você tem que relatar e comprovar o que você fez com data de início e término.

-*-
-*-

Obs.: Muitas coisas desde que voltei da Espanha vem acontecendo na minha vida. Muitas mudanças. E isso merece muita atenção. Decisões importantes, por isso minha ausência. Mas, não abandonarei o blog, embora ele já tenha data certa para acabar. A última postagem se aproxima e explicarei tudo o que aconteceu pós-intercâmbio!


Hasta luego! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário