quinta-feira, 23 de maio de 2013

Parte 3 – TOP ESPAÑA SANTANDER - Salamanca


1. História

- Salamanca é uma das cidades espanholas mais ricas em monumentos da Idade Média, do Renascimento e das épocas clássica e barroca. Destacam-se as catedrais velha e nova, o Palácio da Salina, o Palácio de Anaya, o Palácio de Monterrey, a Casa das Conchas, o Convento das Senhoras (Convento de las Dueñas) e a Torre do Cravo (Torre del Clavero). O Museu Diocesano, o Museu Catedralício, o Museu Universitário e o Museu das Senhoras são outras referências culturais da cidade.
Salamanca por si só é muito linda e diferente de tudo que conhecemos. Por ser uma cidade medieval, a parte antiga, praticamente não apresenta ruas paralelas e/ou transversais, por razões óbvias. A época era uma maneira de dificultar a penetração do invasor e confiná-lo em ruas estreitas e sinuosas. Essa característica, embora interessante, dificulta a orientação. Sugiro que você anote os nomes das ruas onde pretende passar, após consulta ao mapa, e siga um roteiro estabelecido, ou então, carregue um pequeno bloco de notas para escrever o nome daquela rua onde viu aquele museu que pretende visitar mais tarde, ou o nome daquela loja onde viu aquele artigo interessante, pois, todas as construções possuem na fachada o mesmo tipo de rocha calcária e, vez ou outra, nos confundimos e não encontramos mais aquele local que gostaríamos de visitar. As construções não são pintadas, todas, praticamente todas possuem um tom avermelhado, característico das pedras de “Vila Mayor” Embora para onde nosso olhar alcance, o fascínio seja imediato, existem certos locais da cidade que devem ser visitados, são eles: Plaza Mayor, Plaza del Corrillo, Calle Mayor, Casa de las Conchas, Iglesia de La Clerecía, Calle de los Libreros, Universidad de Salamanca, Calle Latina Tavira, Plaza de Juan XXIII, Catedral Nueva, Catedral Vieja, Plaza de Anaya, Calle Cardenal Plá y Daniel, Calle Compañía, Universidad Pontificia, Plaza de San Benito, Plaza de la Agustinas, Calle Prior. Quero dar um destaque para La Plaza Mayor: Construída entre 1729 e 1755 em estilo barroco, é ponto de encontro da cidade, além de abrigar o edifício da prefeitura ("ayuntamiento"). Considerada por muitos a praça mais bonita de toda a Espanha, a Plaza Mayor de Salamanca é o centro das atividades da cidade. Durante o dia e à noite, salamantinos e turistas vão à Plaza Mayor para admirarem sua beleza ou simplesmente sentarem uma terraza e passarem o tempo com os amigos.

Plaza Mayor de Salamanca
Eu e a Renata Bessa. Local: Em frente a Catedral de Salamanca.


Duas das imagens curiosas na fachada da catedral de Salamanca: à esquerda encontra-se um horrendo monstro a devorar um  fêmur (é um fêmur ou um sorvete?). À direita a imagem esculpida de um astronauta, vestindo capacete e tudo mais necessário para viagem espacial que somente se realizaria depois de dois séculos da consagração da nova catedral de Salamanca (1733). A presença do dragão é até compreensível, mas como o astronauta chegou até ali? Qual o artista visionário? Naquele tempo não havia astronautas. Nem casquinha de sorvete. ISSO eu vou deixar para vocês descobrirem quando forem visitá-la! 

Salamanca já passou por muitas mãos, foi conquistada pelo general cartaginês Aníbal no ano 217 a.C; com a derrota, deste tornou-se romana. Depois, com a decadência do império, foi invadida pelos vândalos e pelos visigodos. Posteriormente caiu nas mãos dos árabes e acabou reconquistada pelo rei católico Alfonso V de Castela. A Universidade de Salamanca, uma das mais antigas da Europa, foi fundada no começo do século XIII. Em 1500, a universidade já era considerada o mais famoso centro de estudos da Espanha e ainda hoje é considerada uma instituição modelo. Apesar da Inquisição, seus professores ensinavam as teorias de Copérnico, consideradas heréticas na maioria da Europa. Por isso mesmo, foram os professores de astronomia de Salamanca que Cristóvão Colombo – que sempre achou que a Terra era redonda – consultou antes de começar a sua famosa viagem (É mole?!?! Rsrs’)
Sem contar que estive lá no período em que a ESPANHA FOI CAMPEÃ DA EURO COPA, logo, vocês devem imaginar a loucura que foi! Não me admirei: Os brasileiros fizeram mais festas que os espanhóis!! Haha...

- A viagem de SP para Madri, dura em média 11:30 horas (de Madri para Salamanca é em média 2:30h). Dica de viagem: Ao amanhecer (no vôo), a umas três horas do pouso, tem inicio o café da manhã, singelo mas muito aguardado por todos, pois, indica que a viagem esta chegando ao fim. Para os mais sensíveis sugiro a compra de uma máscara para os olhos, protegerá contra a luminosidade da cabine e, acreditem, é muito forte. (Período de Julho).
No avião (Ibéria) - na foto: Renata Bessa, eu, Eve Pimentel e Rebeca Cisne (atrás o restante do pessoal: professores, alunos da Marinha, Exército e Aeronáutica).

2. Vida
- Salamanca é conhecida por ser uma cidade universitária e cheia de barzinhos, boates e tudo que você imaginar de entretenimento. Então, você tem que ter muita disciplina para não exagerar na dose de festas & baladas, porque os “promoters” saem em sua busca... fazem muitas promoções e a maioria das entradas das boates são gratuitas (o que aumenta a tentação) e o que se paga na entrada (em algumas boates) é o valor da sua primeira consumação. Recomendo: La Perla Negra (que o dono se apaixonou pelo Brasil... até jogo do Corinthians - que foi de madrugada - ele "Patrocinou", colocou um telão pra gente... quase fechou a boate só pra gente - éramos uns 90 brasileiros); tem também LA CHUPITERIA, onde você pode apreciar vários chupitos. Recomendo o "Diablo Verde"... a sensação é... bom, melhor experimentar! Eu que não curto bebidas, fiquei de cara!! hahaha... Tem também a "The Irish Rover". Essa era a boate onde se encontrava a maior população de americanos(as)... nunca vi tanto americano(a)! Mas o som de lá é muito bom... sempre tinha festas temáticas!


Nossa casa com certeza! - Na foto: Rodolfo Gomes, Lorena Cabral, eu, Eve Pimentel, Rebeca Cisne, Renata Bessa e Fábio Araújo (do Afroreggae)

Em julho (e em janeiro também) tem as famosas “REBAJAS” aí, nessa hora é hora de pedir a Deus muita iluminação. Porque se você não tiver pé no chão, você gasta TUDO e mais um pouco. Porque é muita loucura!!! Roupas da Zara por 3 euros, por exemplo. Tem também o famoso "El Corte Ingles". As lojas só abrem por volta das 16 horas, das 13/14 horas até as 16 é hora da siesta, seguida religiosamente pelos espanhóis, um hábito bem salutar, pense em praticá-lo, pelo menos quando estiver por lá... lhe fará um bem danado, principalmente aos seus pés.

Nas REBAJAS!

- Ligações: é fácil e barato ligar para o Brasil do Alojamento. E tem muitas empresas telefônicas com ótimos planos.
- Recomendo fortemente que você adquira um porta documentos (pra quem já viajou para fora do país sabe bem como é), desse de colocar na cintura, por dentro da roupa. Será muito útil para guardar o passaporte, a passagem e a grana durante a viagem. Em locais de aglomeração sempre existe algum espertinho para levar vantagem, principalmente nos aeroportos, portanto, para sua segurança, coloque seus valores em local seguro, inclusive quando de sua estadia em Salamanca, você deve manter o passaporte sempre com você para qualquer eventualidade. Opte por cor clara que não se destacará sob as roupas. Outra coisa singela, porém útil, é um porta moedas. Na Espanha a moeda é muito usada em ônibus, máquinas de refrigerantes e café, sorvetes e outras guloseimas...
- Ah! Aqui cabe um alerta, mesmo nas ruas mais estreitas passam alguns veículos, principalmente pela manhã, portanto fique atento para não ser atropelado, o pessoal anda rápido por achar que não tem ninguém na rua ou então, movido pela pressa das entregas matinais. Em todas as ruas da cidade velha circulam veículos e motos pela manhã, redobre sua atenção ao caminhar, as ruas são estreitas e com curvas fechadas, características típicas de cidades medievais, propícias a atropelamentos. Geralmente os veículos param quando um pedestre atravessa a rua pela faixa... mas seguro morreu de velho. Outra coisa importante é observar as avenidas com sinal para pedestre. Só atravesse se o sinal estiver verde para você, não atravesse mesmo que aparentemente não venha carro algum, aguarde o verde para fazer a travessia com segurança.

3. Habitação


Acima: vista do meu quarto e o interior do meu quarto super arrumado graças à minha Linda companheira de quarto (minha cama é a mais desarrumada!)
Abaixo: Entrada do Alojamento e ao lado esquerdo, registro do 1° minuto que chegamos ao nosso quarto.

- Morei no “Colegio Mayor Fray Luis de León”. Um dos melhores que já vi (conheci também o Colegio de Oviedo - esse ficava mais longe do centro, próximo ao hospital público de lá – ele não era ruim, entretanto não tinha algumas comodidades como o Fray Luis, como frigobar, por exemplo). Fray Luis tinha frigobar, quartos duplos e individual, área para estudo no quarto, armários, internet, banheiro com banheira, sala de TV para o coletivo, não tinha TV no quarto, tinha telefone, porteiro/gerente, sala de estar para o coletivo, serviços de lavanderia (mediante a pagamento para a querida máquina) e uma coisa que me chamou a atenção foi que o quarto e o banheiro são limpos todos os dias (dos 2 alojamentos), mesmo deixando tudo arrumado e sem sujeira, a camareira fazia o seu serviço com maestria.... quando voltava das aulas da manhã estava tudo limpinho e cheiroso.... muito legal. Sempre que me encontrava com ela disparava um “Gracias, muchas gracias” pelo seu eficiente trabalho. Não conheço a rotina do Colegio de Oviedo, entretanto acredito que todos tenha o mínimo: uma cama muito confortável e que estará provida com lençóis imaculadamente brancos e bem passados, tendo como cobertura um grosso e quente edredom. No banheiro você encontrará um copo. Mas pra que esse copo? Elementar meu caro, para você beber água, isso mesmo, beber água que sai da torneira, conforme nos informaram, pois, segundo a lenda, a mesma é potável e pode ser bebida sem susto... Eu não me aventurei, mas minha amiga tomava e, segundo ela, até hoje não aconteceu nenhum problema de saúde. Mas a água que eu bebia era servida no refeitório (uma por pessoa) mas eu, lindamente, pegava umas 3... 5 e armazenava no frigobar do meu quarto!
Em comum os 2 alojamentos: Wifi em todas as dependências; Sala de estudo e Biblioteca;
Sala de jogos; Salas de TV (Plasmas), Sala de estar; Lavanderia: dotada de lavadoras, secadoras e tábua de passar roupa; Serviço de recepção todos os dias das 8:00 h. as 22:00 h;
Serviço de vigilância noturna todos os dias das 22:00 h às 8:00h; Serviço de limpeza diária dos quartos e espaços comuns; Serviços de manutenção.
A localização do Fray Luis era a melhor, à 5 minutos da Plaza Mayor, e próximo à quase todos os campus da USAL.

4. Alimentação

- Comia no alojamento (Fray Luis). Lá era divido em: Desayunos, das 07:30 as 10 h / durante a semana, das 8:00h ás 10:00h aos sábados e das 9:00h ás 10:30h nos domingos e feriados; as Comidas, 13:00h ás 15:30 durante a semana, sendo que aos sábados e domingos o horário é das 14h ás 15:30h; e as Cenas, das 21 as 22h. Muita atenção aos horários, eles seguem a pontualidade suíça. É possível que no período de inverno isso mude, mas, de qualquer modo você saberá, basta ler o quadro de avisos que está colocado à direita no corredor logo após a secretaria.
- No Desajunos geralmente são servidos: frios, café, leite, manteiga, geleia, iogurte, torradas, pão... ... tudo normal até aí! Mas você só pode fazer algumas escolhas. Como não sabia disso, fui colocando tudo e mais um pouco que queria... a gentil senhora que fica no fim do balcão me pediu La tarjeta (quando a gente entra no alojamento, recebemos um cartão que servirá para a alimentação no período que estivermos lá)... e com um olhar 38 (aquele que mata mesmo) me olhou  e me pediu que eu refizesse minhas escolhas... a fila crescia... então, ela gentilmente, tirou tudo e colocou: um prato de frios, uma xícara de café com leite, manteiga e geléia. Olhei para ela e perguntei o que faria com queijo e presunto sem pão...ainda bem que ela não respondeu (hehe...). Então, aprendi a lição e descobri que na verdade, as escolhas teriam que ser: Uma bebida, que podia ser café com leite ou coca-cola ou chá, apenas uma delas. Escolhida a bebida você deveria optar por pão doce com uma “Ana maria” ou duas fatias de pão de forma ou uma tijela de cereais. Para acompanhar você poderia pegar açúcar + manteiga + geléia. Se optar pelos frios, um pratinho com queijo e presunto, não poderia pegar os pães...deu para entender? Além disso, poderia pegar também uma fruta. E, se pegar água não pode pegar iogurte, ou vice versa. O guardanapo de papel é liberado!
- Tanto no almoço como na janta a comida é farta e saborosa, pelo menos para o
meu paladar foi. Você pode pegar três pratos, geralmente um prato de salada, um prato de peixe com batatas, ou outra carne qualquer, um caldinho, pão para acompanhar, mais uma água ou coca, mais uma fruta ou iogurte e mais um potinho de sorvete da Kibon. Não tem nosso arroz com feijão de cada dia, maaaas, dá pra enganar! =) Outra dica muuito boa: quem ficar em um desses alojamentos, peça “pescado” e Não peça “pez”. Lá é bem criterioso no uso da língua espanhola.
- Lá tem Carrefour para comprar algo a mais!

5. Estudos


Minha turma! Acima ao lado direito: eu e Abel (meu professor) Abaixo: Parte da minha turma e as outras 2 fotos: eu e o Marcos Barreto (aluno da Escola Naval) ensinando todos a dançar forró.

- Salamanca tem, atualmente, duas universidades: a Universidade de Salamanca (pública) e a Universidade Pontifícia, universidade privada no âmbito da Igreja Católica.
- As aulas irão até as 12 horas, como o almoço tem inicio às 13 horas é bom seguir direto para o alojamento e somente após a refeição sair para uma caminhada e um maior contato com a cidade.
- Os estudantes provém de todas as partes do mundo. O número de estudantes estrangeiros é um dos mais elevados de toda a Espanha. A USAL também disponibiliza excursões para cidades próximas, tais comoToledo, Madri, Ávila, Segóvia, Leon, Zamora, Burgos, Cáceres, Ciudad Rodrigo, Ruta del Castillos, ou até mesmo para Lisboa, Barcelona, Sevilla e Granada, dentre outras, todas com preços bem acessíveis.


Considerações:


Foto: As TOPs - Fortaleza: Eve Pimentel (Engenharia Ambiental), Lorena Cabral (Funcionária do Banco Santander), Rebeca Cisne (Direito), eu e Renata Bessa (Psicologia). Local - Plaza Mayor de Salamanca.

- Recomendo muito antes de você conhecer outros lugares do mundo, que a conheça bem. Vale a pena cada lugar. É uma ótima oportunidade para conhecer a história da cidade e descobrir como ela se formou, bem como a Universidade de Salamanca que, em 2018 fará somente 800 anos, lembrando que o Brasil tem pouco mais de 500, dá para se ter idéia do que você verá por lá...

Hasta luego! =)

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Parte 2 – TOP ESPAÑA SANTANDER

Em julho de 2012 participei do programa TOP ESPANHA SANTANDER. Esse programa promove a mobilidade acadêmica que possibilita o intercâmbio e o conhecimento cultural do país de destino. Foram contempladas algumas pessoas que fazem parte do projeto Afroreggae, 10 alunos da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), 10 alunos da Escola Naval, 10 alunos da AFA (Academia da Força Aérea), uma pessoa do Concurso Cultural que o Santander promoveu, alguns Funcionários do Banco Santander, um jornalista do jornal O Globo, alunos e professores das universidades/faculdades: UERJ, UFOP, FGV, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Anhanguera, UNICAMP, UNIFA, UNIFESP e UNIFOR, totalizando cerca de 100 pessoas.



Eu e mais 3 alunas da UNIFOR, cada uma selecionada de acordo com seu centro (saúde - eu, do curso de Nutrição; humanas - Renata Bessa, do curso de Psicologia, jurídicas - Rebeca Cisne, do curso de Direito e tecnológicas - Eve Pimentel, do curso de Engenharia Ambiental) fomos contempladas com a bolsa integral que incluía: passagens (ida e volta), alimentação e hospedagem.
                
Chegada! - Aeroporto de Barajas, Madri (Eu, Eve Pimentel, Renata Bessa, Rebeca Cisne, Lorena Cabral e Professor Marcelo Ponte)

Na primeira semana, quando chegamos à Espanha, fomos à Madrid. Passamos 2 dias em Madrid: no primeiro dia fomos conhecer a sede do Santander na Espanha e o Instituto Miguel de Cervantes. No segundo dia a programação foi livre. Particularmente, eu, Rebeca Cisne e Renata Bessa, fomos conhecer a parte histórica de Madrid: Museo Del PradoMuseo Nacional Reina Sofia (onde se encontra obras de Velásquez, Picasso, Salvador Dali), Puerta del SolPalácio RealParque de el RetiroGran  Via e o Jardim Botânico. Depois, fomos às compras aproveitando as REBAJAS (promoções)! Dentre as lojas, as que mais levaram nossos euros: Bershka e Zara (recomendo DEMAIS!!). À noite, junto com mais uma turma do grupo, fomos conhecer  a bendita Discoteca Kapital (com 7 andares) que dispensa comentários (só colocar no youtube e veja o que ela promove... hehe!).

No terceiro dia do intercâmbio, almoçamos em Ávila (Finíssiiiima!) e depois partimos para Salamanca, local onde seria o nosso lar doce lar. Salamanca é conhecida como a “cidade universitária”. Concentram-se muitos estudantes estrangeiros. Nosso objetivo era adquirir conhecimento da língua e cultura espanhola durante 3 semanas na Universidade de Salamanca (USAL).

Na primeira semana, após o teste de nível, começamos o curso. De 9 horas às 11 horas era o curso de gramática. A diferença era com relação ao conteúdo de acordo com o nível. O curso da terceira hora (de 11:05h às 12:05h) era de livre escolha. Escolhemos o tema da terceira hora no ato da inscrição na universidade. Em particular, escolhi o curso de conversação e tradução, com o objetivo de aperfeiçoar o idioma.

Na segunda semana, tivemos a programação de conhecermos a história cultural da cidade: Catedral, Conventos, Praças, Biblioteca e a Universidade de Salamanca.

Na terceira semana, tivemos as avaliações. A entrega dos certificados aconteceu em uma solenidade com todos os participantes do programa (exceto os funcionários do banco, pois estes teriam que retornar antes ao Brasil).

Nesse link encontra-se uma entrevista que meus amigos e eu fizemos para a Universidad de Salamanca: http://saladeprensa.usal.es/webusal/node/22886

Os finais de semana eram livres. Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais da Europa: Itália – Milão, Sirmione, Lago de Como, Verona; e da Espanha – Barcelona. Mas essas viagens foram por nossa conta!

Agradeço a oportunidade e parabenizo ao banco Santander e a Universidade de Fortaleza pelo envolvimento em possibilitar esse crescimento cultural e profissional. Grandes amizades foram feitas e até hoje os laços permanecem e permanecerão!

Eu, Rebeca Cisne e Renata Bessa - Em Sirmione, Itália

“A força de uma amizade se engana. Ela pode nascer do mais frágil encontro, mas solidifica-se a cada olhar ou pensamento que se tem quando se quer bem e deseja a felicidade do amigo. Amigo o coração escolhe, a alma elege! E a alma não erra nunca!”- Aos meus TOPs!
Na foto uma parte da galera! Na foto faltam: Ana Beatriz Simões, Leonardo Rodrigues, Evelyn Sobrinho, Bruno Luis Costalonga, Rodolfo Gomes, Rodrigo Gomes, Dyego Sales, Ronan Vieira, Marcos Barreto, Bruno Mendes...