domingo, 2 de fevereiro de 2014

Dia de "San Cecilio" - Patrono de Granada

Nossa... muito tempo que não escrevo aqui! Foram os "exámenes", trabalhos da faculdade, correria de um lado, do outro, de todos... enfim! Estou aqui para continuar a história com fôlego total!

Hoje quero dedicar meu post para explicar um pouco das tradições de Granada.

Dia 01 de fevereiro é comemorado o dia de "San Cecilio", mas desde muitos anos atrás o dia festivo de "San Cecilio" é comemorado no primeiro domingo de fevereiro com peregrinações com uma série de atos litúrgicos, com a assitência das autoridades locais, à Abadia (bairro de Sacromonte) onde nas catacumbas são mantidas as relíquias do santo. As peregrinações são realizadas depois da missa tradicional com presença oficial das autoridades políticas e religiosas. A celebração dura o dia todo. No local há danças regionais e a prefeitura distribui comidas típicas: um pão salgado (salaíllas), vagem e bacalhau. A razão para este evento é o cumprimento da promessa que fez a cidade de Granada a "San Cecilio", em 1599, durante a peste que dizimou a população naquele ano.

Foto: Comida tradicional que é distribuída na peregrinação - pão salgado, vagem e bacalhau.
-*-

Um pouco mais de história...

"San Cecilio" foi enviada com Isio e Tesifón por "San Pedro" para a Espanha para a sua evangelização. Quando eles se reuniram nas catacumbas ("Santas Cuevas") desta montanha com outros nove sacerdotes, eles foram surpreendidos pelos romanos e martirizados. Seus discípulos escreveram a história em uma folha de chumbo e se escondeu entre duas pedras, um branco e um preto, que foram jogados no rio Darro. Esse documento foi encontrado em 1595, e enviado para Roma, onde os originais são preservados, para confirmar sua autenticidade.

-*-

A romaria de São Cecílio, congregando milhares de pessoas, é uma das festividades católicas mais importantes de Granada. A romaria e a Abadia do Sacromonte são os principais instrumentos para a preservação, propagação e disseminação da lenda de São Cecílio, com a qual a cidade procurou redefinir a sua entidade histórica no século XVII, substituindo o seu passado muçulmano através dos registos supostamente redescobertos das suas origens cristãs.

Na abadia são conservadas as supostas relíquias de São Cecílio, onze ossos de outros santos, cinzas e o forno onde se acredita que eles foram incinerados.

Foto: Imagem de San Cecilio

Foto: Imagem de San Cecilio na peregrinação.