Endereço: Complejo Administrativo triunfo, Calle Cuesta del Hospício s/n.
Obs.: Chegando na Plaza do Triunfo é só perguntar que todo mundo sabe onde é.
A seta mostra onde fica a Ofinina de Relaciones Internacionales - UGR. |
Chegando lá, você caminha até a última sala, sobe até o 1o andar e diz para a senhora/senhor que está quase na porta que é alun@ Ciência sem Fronteiras.
Ela/ele entregará o cartão do plano de saúde (já contratado pela CNPq, na minha chamada era o DKV, muito bom!) e te entregará um formulário para ser preenchido. Esse formulário servirá para matrícula e para confecção da carteirinha da UGR (a confecção da carteirinha é gratuita).
Dica: Quando for pra lá, já leve a cópia do passaporte, carta de aceite da universidade e uma foto 3x4. Assim, você preenche o formulário, entrega essas documentações e não precisará voltar lá.
IMPORTANTE: Independente da sua cidade/país, procure a secretaria/coordenação antes de começar as aulas para pedir uma declaração de início de atividades! Essa declaração terá que ser enviada por email para o CNPq assim que você chegar na cidade onde irá estudar.
-*-
Para finalizar a matrícula, no dia seguinte, fui na UGR e meu nome já constava no sistema da secretaria do meu centro (Facultad de Farmácia). Eu já sabia as disciplinas (asignaturas) que ia cursar nos dois períodos (desde que saí do Brasil) que foram essas:
Primeiro semestre / Curso 1o - semestre 1:
Analisis sensorial
Alimentación y Envejecimiento
Inglés específico
Alimentación y cultura
Alimentación en colectividades
Todas as disciplinas equivaliam a 6 créditos.
Segundo semestre / Curso 1o - semestre 2:
Prácticas Tuteladas (18 créditos).
Obs.: Em outro post irei detalhar melhor sobre as disciplinas, aulas, professores e processo avaliativo.
Depois, o secretário finalizou minha matrícula, me deu um comprovante com o valor de quase mil euros, quase meu coração saiu pela boca, mas logo ao lado desse valor tinha "zero euro", devido ser bolsista (becário) e o programa custeava. Estranho universidade pública ser paga. Mas lá era paga e muito cara!
Outra cena cômica:
Estava eu morrendo de "hablar" meu espanhol e tal... quando eu vi o valor de quase mil euros soltei um: "Puuuuuuuuuuuuts!". Um jovem da mesa ao lado se levantou e foi na minha direção e disse: Seja bem-vinda! (que fofo!). Ainda bem que há brasileiros em tudo que é parte. Fiquei tão feliz em encontrar alguém no setor da burocracia, digo, secretaria que falasse meu idioma. Coitado! Mal sabia ele o que lhe aguardava. Quando chegou a época que eu estava em busca dos estágios (prácticas!) o Márcio só não perdeu o juízo comigo porque ele é muito zen!
Tudo "listo"! Fui curtir minha primeira semana de aula! Tão bom!!!
-*-
Ainda com relação a carteirinha, ela sai com 15 dias úteis (mais ou menos) e você terá que retornar na Oficina de Relaciones Internacionales para buscá-la.
Para que serve essa carteirinha?
Boa pergunta! Não sei! Achei que fosse igual aqui em Fortaleza que te dava acesso a desconto no transporte público... mas não! Na verdade, eu usei algumas vezes em Granada. Os grupos Erasmus davam descontos em alguns eventos para quem tivesse essa carteirinha e eu também usei para ir ao Camborio (nas raras vezes que eu não via o Jesus). Algumas pubs deixam você entrar de graça quando você apresenta essa carteirinha, pois comprova que você é aluno estrangeiro.
Eu usava muito a carteirinha internacional para entrar em parques, museus, exposições, shows e cinemas. Fiz a carteirinha internacional no Brasil pela STB. Recomendo!
-*-
Carteirinha para o ônibus:
Para ter acesso a pagar menos no ônibus em Granada (transporte na cidade) você tem duas opções: fazer a carteirinha no Burger King ou fazer outra carteirinha específica para o ônibus na UGR.
Ou seja,
A carteirinha do Burger King : você paga 5 euros para o motorista do ônibus e ele te dá a carteirinha e com 3 euros de crédito de passagem nela. Na minha época a passagem era 0,70 euros.
Quando for embora de Granada, se quiser o dinheiro de volta, você devolve a carteirinha e ele te devolve os 2 euros de volta.
Detalhe: toda vez que você recarregar a carteirinha você ganha uma notinha que te dá direito a um sanduíche no Burger King.
E não, eu NUNCA usei esse bônus! Quando eu ia comer no Burger King a validade desse bônus tinha expirado. Sou nem obrigada a comer toda vida que recarregava, até porque eu só andava de ônibus para ir para o treino de vôlei (que era loooooooooonge pra caramba!) e quando eu ia para a faculdade as 7:00h (parecia que era 21:00h, tudo escuro!) e as temperaturas de Granada marcavam -5°C. Nas demais estações do ano e compromissos eu andava. E muito! Acho que nunca andei tanto em toda a minha vida como nesses 12 meses de intercâmbio. E super recomendo!
A carteirinha UGR : essa é tão complicada, mas tão complicada que eu desisti de fazê-la! kkkkkkkkk'
Primeiro você tem que ir no site da UGR, depois vai na página referente ao aluno, depois que você estiver na sua página (do seu login) tem uma parte onde fala "tarjeta de autobus". Siga todos os passos que tem ali e depois entregue as documentações exigidas na secretaria do seu centro (no meu caso foi na Facultad de Farmácia). O meu problema foi que a parte onde eu teria que clicar "tarjeta de autobus" as vezes não abria. Aí, fui deixando pra depois, pra depois... até que resolvi deixar pra lá! kkkkk'
O valor da passagem com a carteirinha da UGR era 0,50 euros.
Por hoje só!
Hasta pronto chic@s!