segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Estágios / Prácticas

Final de agosto de 2013 já estava em Granada e além de correr para fazer minha matrícula, fui buscar informações sobre os estágios. Na Espanha, estágio é o mesmo que "prácticas" ou "prácticas tuteladas" (estágio obrigatório).

Na coordenação do meu curso, não tive muitas respostas, até porque ainda era o começo das aulas e havia muitas pendências com outros estudantes que estavam em buscar de fazer a matrícula. Então, esperei passar duas semanas e comecei a “ficar na cola” dos meus coordenadores. De tanto um passar para outras pessoas, acredito que conheci quase todas as pessoas de alguns departamentos da Faculdade (rsrs), mas eu não desisti. Em dezembro começaram o período de recesso. O calendário da UGR funciona assim: você tem o “primeiro semestre” ( 1º cuatrimestre) de setembro até fevereiro, com uma pausa que compreende um pouco antes do Natal até o dia 6 de janeiro (dia dos Reis Magos) e o “segundo semestre” (2º cuatrimestre) de março até junho. Julho começam as férias pra quem conseguiu a aprovação e agosto é férias para todos! (Em outro post depois eu detalho sobre o funcionamento do calendário acadêmico e as disciplinas da UGR). Então, eu tinha pressa! Sabia que depois do recesso poderia ficar ainda mais difícil obter alguma informação, pois tinha provas e mais trabalhos.

Já tinha garantido meu primeiro semestre, garantir o segundo foi árduo. Eu não queria fazer mais disciplinas. É interessante, e super válido, fazer disciplinas no exterior para ter o domínio do idioma, ter contato com os professores e colegas na sala de aula, enfrentar o medo de apresentações de trabalho em público e em outro idioma, mas eu queria a prática. Saí do Brasil com esse objetivo de fazer estágio.
Amei ter feito minhas disciplinas no primeiro semestre, amei os professores, meus grupos de estudos, mas eu não desviava o foco que era o estágio.

Bom, depois de muitas conversas com muitas pessoas de vários departamentos da UGR, muitos telefonemas, muitos emails, muitas horas de almoço perdida para conseguir falar com outras pessoas, passado o período de recesso, em Fevereiro consegui a resposta de que finalmente iria ter meu estágio (prácticas tuteladas) no setor de Nutrição do Hospital Universitário Virgen de las Nieves (HUVN).

Era a primeira vez que o HUVN entrava como parceiro disponibilizando seu espaço para os alunos da UGR. E eu, juntamente com uma amiga portuguesa, éramos as primeiras intercambistas a fazer estágio pela UGR. Responsabilidade grande! Mas, eu estava extremamente feliz.

Quando soube da resposta, fui no dia seguinte conhecer o hospital e meus futuros Tutores. Conheci Miriam Santos, a minha amiga portuga, que de início, já nos damos muito bem! Em seguida, conheci mais alunos espanhóis que iriam ser meus colegas: Raul Gijon, Lucía Visiedo, Monica Serrano, Monica Joseph, Clara Ruiz, Inma Díaz e as gêmeas: Aroa Gongora e Tania Gongora. Uma recém formada em Nutrição nos ajudava no atendimento com os pacientes, Ana María. Muito experiente, nos dava muitos conselhos e dicas de atendimento.

-*-

As prácticas tuteladas tem um período de três meses, o que eu estranhei muito. Na minha universidade do Brasil eu tinha um ano de prática: seis meses de Clínica, cerca de três meses em Saúde Pública e três meses em Alimentação Coletiva, e na Espanha eram três meses em uma das áreas e você já se formava.

-*-

Foram três meses de muito aprendizado! Embora algumas dificuldades com o idioma, devido a muitas expressões locais, foi bastante enriquecedora a experiência e fiz muitos amigos! A profissão de nutricionista/dietista em Granada não é muito regulamentada e isso me causou muito espanto. No hospital tinham poucas nutricionistas, na verdade uma era responsável pelo setor de Nefrologia e o restante dos setores tinham muitos técnicos de Nutrição. Aprendi muito com todos! Meus tutores: Dr. Perez de la Cruz, Enrique Marín e a Nutricionista Gabi Lobo, foram grandes exemplos de profissionais. O hospital tinha muitos projetos (e ainda tem, creio), muitas pesquisas e estudos.

Eu e minha portuga, Miriam Santos, no Hospital Universitario Virgen de las Nieves (HUVN).

Último dia de estágio no HUVN. Acima: uma parte da equipe de Nutrição. Abaixo/esquerda: a equipe de enfermagem do setor de Nefrologia. Abaixo/direita: Eu, Lucía e Miriam.

Meus tutores: à esquerda, Dr. Perez de la Cruz e à direira, Enrique Marín. Faltou somente a Nutricionista Gabi Lobo que estava de folga no dia.

Mas, depois de três meses eu teria que voltar ao Brasil, em maio eu já teria que estar com minhas malas prontas, pois meu estágio acabaria. Mas eu não queria! Queria tentar outros estágios!
Era muito difícil ter vaga para quem era estudante local imagina pra quem era “ERASMUS” como eu. Mas, não desisti!

-*-

Quando eu cursava as disciplinas, certa vez assisti a uma palestra na UGR com um professor muito renomado na Espanha. Anotei o contato dele e mandei um email pedindo informações se ele tinha ou conhecia programas de estágio, mesmo que voluntário. Nunca pensei que ele me responderia, imaginava por ele ser uma pessoa cheia de compromissos e responsabilidades não ia dar atenção ao meu email. Passaram-se alguns dias e nada de resposta! Certo dia houve uma palestra no Parque de las Ciencias, em Granada, sobre Nutrição (Nutrición Impulso Vital), e um dos palestrantes era ele. Assim que acabou a palestra fui atrás dele e o lembrei da nossa conversa anterior na palestra da UGR, que tinha mandado email... ele muito apressado, pois tinha uma outra palestra a ministrar, disse que depois me responderia. Fiquei pensando que meu email poderia estar perdido entre muitos email que ele devia receber por dia. Aí, perdi as esperanças!!
Dois dias se passaram e para minha felicidade ele me respondeu. Me deu um contato de um dos lugares no qual ele trabalhava, fiz contato, preparei a documentação e em menos de um mês, veio a resposta: meu próximo estágio seria na FEN – Fundación Española de Nutrición.
Não cabia tanta felicidade em mim!

-*-

A FEN era em Madrid, logo eu teria que me mudar pra lá. Foi com muita dor no meu coração que deixei minha Graná, mas, vida que se segue e rumo a novos conhecimentos!!

O estágio seria no mês de Julho. Então daria tempo eu terminar meu estágio na HUVN (que era obrigatório – fazendo uma semelhança, era como se fosse o estágio de conclusão de curso – e no final eu teria uma nota), fazer algum curso de idiomas no mês de junho e em julho já estaria em Madrid e assim eu fiz!

No término do período de estágio no HUVN, deveria ser entregue um documento “memória de prácticas”. Esse documento entreguei ao tutor e ao responsável pelas prácticas na UGR. Esse documento trata-se de você colocar tudo o que você fez e aprendeu no estágio. Devo dizer que eu não gosto muito de escrever... como podem observar (kkkk) então, imaginem quantas páginas meu documento teve! (kkkkk)

Próximo passo -> FEN!!!
De “Granaína” passei a “Madrileña”! Rsrsrs Meu coração ainda pertencia a Granada! ;)

Maaasss, tive que partir!
Em Madrid, fiz meus contatos com minhas colegas de CsF e fiquei um tempo na casa de uma, até que ela teve que voltar para o Brasil. Maaass, coisa boa é ter vários intercambistas brasileiros no mundo a fora! Nessa época, junho e julho, era a época que o povo estava viajando para conhecer a Europa e o resto do mundo ou estavam voltando para o Brasil. Maaaasss, ainda bem que tem gente que ama Madrid e/ou passou em algum curso nas “férias” e teve que ficar na cidade. Obrigada meu Deus!!! E as obras boas não terminaram por aí... eu conhecia essas abençoadas, elas tinham ido conhecer Granada e tinham ficado um tempo na minha casa! Favor que se faz, favor que se retribui! Deus é maravilhoso!!

Minha vida em Madrid foi ótima! Embora o clima pegando fogo. E olha que eu sou nordestina e se eu digo que estava quente, é porque estava queimando! Meu melhor lugar, depois de "Alhambra" em Granada, era o Parque del Retiro, em Madrid. Passava horas lá. Refletindo na vida, escrevendo meus postais para meu namorado, amigos e família.

O estágio foi concluído com sucesso! Não tive nota, mas recebi um certificado com indicações. Muito cordiais e amáveis todos da FEN, minha tutora Teresa Valero, tão querida!! Aprendi muito!!

Teresa Valero, minha tutora, e eu; na FEN.

No costume español "hora do desayuno". Na foto: Eu, Emma, Paula, Celia e Teresa.

IMPORTANTE 1: você como CsF não pode ter outra bolsa além da que é concedida pelo governo. Você não pode trabalhar no exterior, logo todas as bolsas que consegui foram VOLUNTÁRIAS.
Mais uma vez, obrigada meu Deus!! Um estágio era tão difícil, conseguir dois foi um enorme presente!!
IMPORTANTE 2: todos os cursos que for fazer, não esqueça de pegar os certificados e guardar! No final do intercâmbio você tem que relatar e comprovar o que você fez com data de início e término.

-*-
-*-

Obs.: Muitas coisas desde que voltei da Espanha vem acontecendo na minha vida. Muitas mudanças. E isso merece muita atenção. Decisões importantes, por isso minha ausência. Mas, não abandonarei o blog, embora ele já tenha data certa para acabar. A última postagem se aproxima e explicarei tudo o que aconteceu pós-intercâmbio!


Hasta luego! ;)

terça-feira, 17 de março de 2015

Matrícula Universidad de Granada - CsF

Fui na coordenação do meu curso (Nutricón Humana y Dietética) e fiquei sabendo que eu teria que ir no Vicerrectorado de Relaciones Internacionales - UGR (Oficina de Relaciones Internacionales).
Endereço: Complejo Administrativo triunfo, Calle Cuesta del Hospício s/n.

Obs.: Chegando na Plaza do Triunfo é só perguntar que todo mundo sabe onde é.


A seta mostra onde fica a Ofinina de Relaciones Internacionales - UGR.

Chegando lá, você caminha até a última sala, sobe até o 1o andar e diz para a senhora/senhor que está quase na porta que é alun@ Ciência sem Fronteiras.
Ela/ele entregará o cartão do plano de saúde (já contratado pela CNPq, na minha chamada era o DKV, muito bom!) e te entregará um formulário para ser preenchido. Esse formulário servirá para matrícula e para confecção da carteirinha da UGR (a confecção da carteirinha é gratuita).

Dica: Quando for pra lá, já leve a cópia do passaporte, carta de aceite da universidade e uma foto 3x4. Assim, você preenche o formulário, entrega essas documentações e não precisará voltar lá.

IMPORTANTE: Independente da sua cidade/país, procure a secretaria/coordenação antes de começar as aulas para pedir uma declaração de início de atividades! Essa declaração terá que ser enviada por email para o CNPq assim que você chegar na cidade onde irá estudar.

-*-

Para finalizar a matrícula, no dia seguinte, fui na UGR e meu nome já constava no sistema da secretaria do meu centro (Facultad de Farmácia). Eu já sabia as disciplinas (asignaturas) que ia cursar nos dois períodos (desde que saí do Brasil) que foram essas:

Primeiro semestre / Curso 1o - semestre 1:
Analisis sensorial
Alimentación y Envejecimiento
Inglés específico
Alimentación y cultura
Alimentación en colectividades

Todas as disciplinas equivaliam a 6 créditos.

Segundo semestre / Curso 1o - semestre 2:
Prácticas Tuteladas (18 créditos).

Obs.: Em outro post irei detalhar melhor sobre as disciplinas, aulas, professores e processo avaliativo.

Depois, o secretário finalizou minha matrícula, me deu um comprovante com o valor de quase mil euros, quase meu coração saiu pela boca, mas logo ao lado desse valor tinha "zero euro", devido ser bolsista (becário) e o programa custeava. Estranho universidade pública ser paga. Mas lá era paga e muito cara!

Outra cena cômica:
Estava eu morrendo de "hablar" meu espanhol e tal... quando eu vi o valor de quase mil euros soltei um: "Puuuuuuuuuuuuts!". Um jovem da mesa ao lado se levantou e foi na minha direção e disse: Seja bem-vinda! (que fofo!). Ainda bem que há brasileiros em tudo que é parte. Fiquei tão feliz em encontrar alguém no setor da burocracia, digo, secretaria que falasse meu idioma. Coitado! Mal sabia ele o que lhe aguardava. Quando chegou a época que eu estava em busca dos estágios (prácticas!) o Márcio só não perdeu o juízo comigo porque ele é muito zen!

Tudo "listo"! Fui curtir minha primeira semana de aula! Tão bom!!!

-*-

Ainda com relação a carteirinha, ela sai com 15 dias úteis (mais ou menos) e você terá que retornar na Oficina de Relaciones Internacionales para buscá-la.

Para que serve essa carteirinha?
Boa pergunta! Não sei! Achei que fosse igual aqui em Fortaleza que te dava acesso a desconto no transporte público... mas não! Na verdade, eu usei algumas vezes em Granada. Os grupos Erasmus davam descontos em alguns eventos para quem tivesse essa carteirinha e eu também usei para ir ao Camborio (nas raras vezes que eu não via o Jesus). Algumas pubs deixam você entrar de graça quando você apresenta essa carteirinha, pois comprova que você é aluno estrangeiro.

Eu usava muito a carteirinha internacional para entrar em parques, museus, exposições, shows e cinemas. Fiz a carteirinha internacional no Brasil pela STB. Recomendo!

-*-

Carteirinha para o ônibus:

Para ter acesso a pagar menos no ônibus em Granada (transporte na cidade) você tem duas opções: fazer a carteirinha no Burger King ou fazer outra carteirinha específica para o ônibus na UGR.
Ou seja,

A carteirinha do Burger King : você paga 5 euros para o motorista do ônibus e ele te dá a carteirinha e com 3 euros de crédito de passagem nela. Na minha época a passagem era 0,70 euros.
Quando for embora de Granada, se quiser o dinheiro de volta, você devolve a carteirinha e ele te devolve os 2 euros de volta.
Detalhe: toda vez que você recarregar a carteirinha você ganha uma notinha que te dá direito a um sanduíche no Burger King.

E não, eu NUNCA usei esse bônus! Quando eu ia comer no Burger King a validade desse bônus tinha expirado. Sou nem obrigada a comer toda vida que recarregava, até porque eu só andava de ônibus para ir para o treino de vôlei (que era loooooooooonge pra caramba!) e quando eu ia para a faculdade as 7:00h (parecia que era 21:00h, tudo escuro!) e as temperaturas de Granada marcavam -5°C. Nas demais estações do ano e compromissos eu andava. E muito! Acho que nunca andei tanto em toda a minha vida como nesses 12 meses de intercâmbio. E super recomendo!  

A carteirinha UGR : essa é tão complicada, mas tão complicada que eu desisti de fazê-la! kkkkkkkkk'
Primeiro você tem que ir no site da UGR, depois vai na página referente ao aluno, depois que você estiver na sua página (do seu login) tem uma parte onde fala "tarjeta de autobus". Siga todos os passos que tem ali e depois entregue as documentações exigidas na secretaria do seu centro (no meu caso foi na Facultad de Farmácia). O meu problema foi que a parte onde eu teria que clicar "tarjeta de autobus" as vezes não abria. Aí, fui deixando pra depois, pra depois... até que resolvi deixar pra lá! kkkkk'
O valor da passagem com a carteirinha da UGR era 0,50 euros.

Por hoje só!

Hasta pronto chic@s!

domingo, 15 de março de 2015

Muito mais de Graná

Holaaaa!!

Muita gente veio me perguntar o porquê eu ter escolhido Granada para morar. Bom, costumo sempre dizer o que sempre escutava quando eu cheguei lá: "Você não escolhe Granada, ela que te escolhe!" (Uaaauuu!!) kkkkk'

Mas, tirando a parte mística da história, eu sinceramente não sei o porquê escolhi Granada. No ranking de Nutrição, Madrid e Valência seriam ideais para mim. Sobre estudantes estrangeiros (faculdades preparadas, e com bom histórico, para receber alunos de fora), Salamanca e Granada seriam ideais. Porém, eu estaria mentindo se dissesse algo que me motivou a escolher Granada.

Lembro que nas aulas de espanhol (alguns meses antes do resultado do local do CsF) a professora (querida Carmen Rivas - Casa de Cultura - UFC) nos contou um pouco de cada cidade e quando ela pronunciou a palavra Granada meu coração pulsou mais forte. Estranho né? Mas foi exatamente assim. Quando cheguei em casa fui atrás de toda a história de Granada e a partir daí, o amor só cresceu. Pesquisei no Facebook por pessoas que moraram lá, que ainda moravam (muita gente do nordeste ), pessoas que queriam morar lá, fui no Google, YouTube... todos os dias eu dedicava ao menos 40 minutos pesquisando tudo sobre a cidade. Minha dedicação foi tão grande que por muitas vezes ia no Google Maps e colocava o bonequinho do mapa pra andar pelas ruas de Graná. kkkkkkk' Minha mãe dizia para eu não criar muitas expectativas porque a concorrência era grande e poucas vagas para UGR (Universidad de Granada). Depois que passei descobri que era somente uma vaga e eu passei!!

Sabe quando você sente que você vai conseguir? Que por mais que você queira diminuir suas expectativas, mas não adianta... elas continuam elevadíssimas. Ainda bem que tudo deu certo!!

-*-

Chega de blábláblá...
Vou deixar algumas dicas para quem está um pouco perdido e não sabe como começar a buscar sobre Granada:

Veja no Facebook (FB) os grupos destinados aos brasileiros em Granada (não sei quantos grupos assim existem, mas eu sou administradora de um: Granada - por Brasileiros) ;

Olha no Google a história de Granada (pode ser na wikipédia mesmo kkkk'), olhem o site da UGR (Um dos poucos sites organizados de universidades que já vi!! Tudo muito explicado!!).

Assista no YouTube vídeos sobre Granada. Uma dica: Coloquem "Universidad de Granada", "Erasmus Granada", "Happy Granada", "I'm erasmus El camborio" (Camborio é uma disco de Granada, já falei aqui dela em alguns posts anteriores, depois da UGR e do meu apto na calle Tablas, Camborio era a minha casa!). Em alguns vídeos eu apareço! (vergonha!! Mas tudo bem, tudo por Graná!).

Participem também dos grupos relacionados a Erasmus (intercambistas) em Granada. Se você colocar no FB "Erasmus Granada" vai aparecer uns 268 grupos. Selecione alguns para participar ou faça como eu, entrei em todos!!! kkkkkk'

-*-

Acho que só! Pode deixar que não vou abandonar o blog... vou organizando os temas. Tenho ainda taaanta coisa pra falar (viagens, Leste Europeu, moradia...). Próximos posts vou falar sobre o que mais me pedem: matrícula e ESTÁGIOS! (uhuuullll!)
Fiz estágio em Madrid e em Granada. Foi incrível!!!!!

-*-

Para finalizar: POR FAVOR, quem for para Granada vão para Chupiteria 69, encontrem com o Jesus (ele sempre dá cortesias para El Camborio) e diga a ele: "Hermano, decime que se siente..." jajajajaja não vou terminar essa música! Já deu dor de cabeça demais para mim! kkkkk'
Jesus é meu grande amigo (argentino) e quase dono do El Camborio, conhece tudo de Granada e quem tiver esse privilégio de ser seu amigo, tem um tesouro nas mãos.


Eu, Jesus e Giulia Petracci (minha grande amiga italiana que a chamo carinhosamente de "hermanita") - El Camborio, Granada, Espanha - 2013.
-*-

Para finalizar, deixo algumas reportagens sobre Granada e vídeos:

- Reportagem da revista Ideal: "¡Pero qué buena estás, Granada!"

- Reportagem da ABC.es: "Estas son las universidades españoles preferidas por los estudiantes erasmus"

- Reportagem da Hablo Andalú: "Andalucía es elegida como el mejor lugar del mundo para vivir"

- Reportagem da Offitravel.es: "Granada, la nueva ciudad del Amor."

- Reportagem O Mundo Segundo os Brasileiros: "Andaluzia (Espanha)"
p.s.: Granada aparece aos 40min51s!! Só uma correção: Ela diz que as "tapas" vem e você não sabe o que é... não é assim! As "tapas" você pode escolher também!

- YouTube: "Pedacitos de Granada"

Obs.: Algumas palavras desse post são links que te direcionam a página referente. Só clicar em cima!


Hasta muy pronto chic@s!


sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Retorno das postagens... com muita música!!

Holaaa!!

Quase um ano depois da minha última postagem, estou de volta! Peço desculpas, mas realmente tiveram muitos contratempos (mudança de Granada para Madrid, estágios, volta para o Brasil...) e tive que me ausentar para doar mais do meu tempo que era exigido!

Pero, estou de volta!!

Fico feliz que meu blog tenha ajudado muita gente! Esse é meu objetivo! ;)

Bom, aos poucos vou atualizando sobre o CsF, Granada, Madrid, Espanha, Leste Europeu... há tanto para escrever!!

-*-

No post de hoje (lembrando dos meus últimos momentos na Espanha) vou colocar uma lista de músicas que incansavelmente eu escutava diariamente (meus vizinhos agradeciam! - sqn!)
Post somente com músicas latinas que eu lembro agora, depois eu edito e coloco mais internacionais no geral! Espero que gostem! Atenção para a de número 38! Essa meus vizinhos sabem de trás para frente certeza!! Hehehe

Baixem, curtam pelo Spotify, deliciem!

1) Charly Rodrigues - Me enamore
2) Sergio Contreras - Princesa de mi cuento
3) Jay Santos - Caliente
4) Henry Mendez - Mi reina
5) Daddy Yankee - Limbo
6) Kiko Rivera Feat Dr. Bellido - Chica loca
7) Inna feat. Daddy Yankee - More than Friends
8) Yandel ft. Daddy Yankee - Moviendo Caderas
9) Wisin - Adrenalina ft. Jennifer Lopez, Ricky Martin
10) Wisin - Que Viva la Vida
11) Rodriguez Feat. Ander & Rossi - No Voy A Llorar
12) DCS feat. Juan Magan - Angelito Sin Alas
13) Alkilados FT. Dalmata - Solitaria
14) Romeo Santos - Propuesta Indecente
15) Enrique Iglesias ft. Descemer Bueno, Gente De Zona - Bailando
16) Juan Magan ft. Belinda - Te Voy A Esperar
17) Efecto Pasillo - Pan y Mantequilla
18) Daddy Yankee - Lo que paso paso
19) Daddy & Match - Pasame La Botella
20) Bongo Botrako - Todos los días sale el sol
21) Reggeton - Nina Sky, Daddy Yankee, - Oye mi Canto
22) Daddy Yankee - Gasolina
23) TAKA TAKA TEMAZO DE VERANO
24) El Chuape - Ponme To Eso Palante
25) XRIZ - Oye Niña
26) Fuego feat. El Potro Alvarez - Una vaina loca
27) Prince Royce - Darte un Beso
28) Don Omar ft. Lucenzo - Danza Kuduro
29) Daddy Yankee - Que Tengo Que Hacer
30) Daddy Yankee - Llamada de emergencia
31) Nicolás Mayorca  ft. Cali Y El Dandee - Mi Canción
32) Daddy Yankee - La Despedida
33) Don Omar - Taboo
34) Miguel Saez - La Cazadora
35) Eddy Lover - Rueda Rueda
36) Daddy Yankee ft. Natalia Jiménez - La noche de los dos
37) XRIZ - Me Enamoré
38) Danny Romero - Motivate
39) Mr. Chris - Cosita Bonita
40) Jose De Rico & Henry Mendez feat. Jay Santos - Noche De Estrellas
41) Abraham Mateo - Señorita
42) Jose De Rico & Henry Mendez - Te Fuiste
43) Ale Mendoza Ft. Dyland & Lenny - Ready To Go (Remix)
44) Don Omar - Zumba Campaign Video
45) Henry Mendez, Charly Rodriguez, Cristian Deluxe & Dasoul - Todos Los Latinos
46) Jose De Rico feat. Henry Mendez - Rayos De Sol
47) Danny Romero - Agachate
48) Juan Magan - Mal de amores
49) Marc Anthony - Vivir Mi Vida
50) Jose De Rico ft. Danny Romero, Fito Blanko - Soltera
51) Yandar y Yostin - Te Pintaron pajaritos
52) Wisin & Yandel ft. Chris Brown, T-Pain - Algo Me Gusta De Ti
53) Tapo & Raya - Quitate El Top
54) Wisin & Yandel  ft. Jennifer Lopez - Follow The Leader
55) Juan Magan - Se Vuelve Loca
56) Comando Tiburon - Pasado Pisado
57) Danny Romero - Cosas Locas
58) Fraag Malas - Ella Me Pone
59) Henry Méndez - El Tiburón (The Shark)
60) Ken-Y, Jory, Zion - More
61) Wisin & Yandel ft Aventura W/ - Noche de sexo
62) Dyland & Lenny - Pégate más
63) J Balvin, Farruko ft. Farruko - 6 AM


-*-

Hasta luego!