sábado, 6 de julho de 2013

Como tudo começou CsF...

Olá pessoas!

Primeiro de muitos posts que farei sobre o programa Ciência sem Fronteiras (CsF).
Mas antes, como muitos vieram me perguntar sobre o programa, processo seletivo e etc... Nesses primeiros posts tratarei de informar o que é esse programa e detalhar todo o processo seletivo. Espero contribuir para retirar as dúvidas e se caso persistirem ou surgirem outras, deixem comentários que responderei! Agora vamo que vamo que a história vai ser longa!!

1. Para dar início, vocês sabem o que é Ciência sem Fronteiras?
Tem uma página que explica o objetivo, história dentre outras informações. Só clicar aqui.

2. Na minha opinião, o CsF é a OPORTUNIDADE  para você engrandecer seu curriculum e sua vida! Além de você ir para outro país, conhecer outra cultura, você terá a oportunidade de conhecer outras formas de aprendizado do seu curso, outras tecnologias, terá acesso a outras informações, outras literaturas... enfim, irá preencher e enriquecer sua vida profissional e pessoal.

Como tudo aconteceu...

1. A notícia

Voltando de um intercâmbio (TOP ESPANHA SANTANDER), descubro que muitos amigos estão indo estudar em outros países e com bolsa! Interesso-me e fui saber maiores informações! Olhei o site do programa e através do mesmo, soube quem era o responsável pelas informações na minha universidade! Olhei todos os critérios/requisitos do programa e resolvi tentar! Recebi maior apoio e incentivo da minha universidade. A mesma realizou algumas palestras para tirar dúvidas para quem se interessasse a se inscrever no programa.

Recomendação: LEIA O EDITAL!! (Várias vezes antes de perguntar algo, a resposta pode estar lá!)

2. Processo seletivo na minha Universidade (UNIFOR)

Para concorrer a uma vaga do programa precisaria passar pelo processo seletivo da Universidade.
Como?
Além do meu histórico constando nenhuma reprovação e nem trancamento (minha Universidade, na época que me inscrevi, não era exigente quanto a trancamentos e reprovações, desde que, estes fossem sem exageros; o candidato não tivesse um número grande de trancamentos e reprovações), constando também minha PMG (que deveria ser maior que 7.0), preparei também tudo o que tinha de extras no meu curriculum: Bolsas de Iniciação Científica, Monitorias, Bolsa de projetos voluntários, premiações e meu certificado do teste de proficiência do Instituto Cervantes. Anexei tudo no site do CsF. Minha Universidade recebeu a relação dos alunos inscritos pelo CsF com as documentações anexadas para avaliação.

3. O teste de proficiência

Em setembro de 2012 quando fiquei sabendo do processo seletivo do CsF, verifiquei no site que na Casa de Cultura Hispânica de Fortaleza iria realizar a prova de proficiência do idioma espanhol (GRAÇAS À DEUS!!! Eu já estava imaginando gastando uma fortuna... viajando para outro estado para ter que realizar essa prova, como muitos dos meus amigos estavam fazendo para fazer o teste da língua inglesa - TOEFL).

Bom, depois dessa maravilhosa notícia, começo a fazer um curso de espanhol. Já tinha uma boa base. Desde pequena lia e ouvia muito espanhol, minha mãe tinha feito curso de espanhol e eu sempre pegava suas apostilas para ler vez ou outra, no colégio também estudei espanhol. E recentemente, tinha ido para o intercâmbio em Salamanca pelo Top Espanha Santander. O intercâmbio que fiz foi ótimo no meu aprendizado porque tive o contato diário com a língua e enriqueceu muito meu vocabulário.

Depois do meu curso de dois meses (novembro e dezembro) marquei a 1ª etapa do teste – a prova online. Essa prova poderia ser realizada em qualquer lugar, desde que você tivesse acesso à internet. A pontuação máxima era 58 pontos. Acredito que você teria que acertar 51% da prova online para ter direito à 2ª etapa do teste – a prova oral. As seis primeiras questões da prova online eram de interpretações de textos. Tinha dois textos, três perguntas para cada um. O restante das questões era de expressões, vocabulário e gramática. Passei!!!!!!! Ao final da etapa online, tinha uma mensagem de aprovação e eu teria que marcar data e hora da prova oral. Depois de olhar algumas datas e horários no próprio site da prova... marquei a minha para início de janeiro e pela manhã (as 9h – segundo horário sugerido). O valor: R$ 60,00 pago no site. (Detalhe: a prova online não foi cobrada! Somente a prova oral).

A prova oral foi realizada na Casa de Cultura Hispânica de Fortaleza. Uma chilena veio me avaliar.
Funcionou assim: A professora da Casa de Cultura Hispânica ficou me fazendo perguntas de acordo com os temas que escolhi e a chilena ficou observando e avaliando a minha habilidade no idioma. Foram duas etapas no mesmo dia: a 1ª foi para escolher um tema para um diálogo (compras, turismo, tecnologia, estudos...) e a 2ª etapa foi escolher uma imagem exposta e descrevê-la (turistas perdidos, uma mulher saindo de um supermercado, um casal comprando uma casa...). A descrição teria que ser completa.

Confesso que foi bem difícil todas as etapas. Mas com dedicação, todos conseguem passar. Fiz amizades no processo seletivo, nas etapas das provas... e todos que conheci na 2ª etapa conseguiram aprovação! o/
No mesmo dia pedi uma declaração para anexar no site do CsF para o processo seletivo.

Quase duas semanas depois (14 de janeiro), foi publicado no site da minha Universidade os aprovados de todas as chamadas, inclusive para Espanha. Verifiquei que minha Universidade homologou dez alunos. Da área de saúde: somente eu da Nutrição e uma aluna do curso de Enfermagem.

Próximo passo?

Esperar o email do CsF com a avaliação deles e em seguida, esperar os próximos passos para escolher as universidades/cidades que estão relacionadas com meu curso.

¡Hasta luego! ;)

4 comentários:

  1. Quero que esse CsF comece logo para ler suas aventuras! ;D O blog tá lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari lindaaa!! Você que é uma fofa! Obrigada pelo apoio viu!! Tá chegando a hora!! :*

      Excluir
  2. (Não sei se meu comentário anterior foi, por isso, vou escrevê-lo novamente)

    Cheguei ao seu site buscando no Google algumas dicas para a prova oral de espanhol do Santander. Assim sendo, gostaria de saber se poderias detalhá-la um pouco mais... Além disso, se for possível, gostaria de saber se já havia tido alguma vivência com a língua espanhola, ou só o bom e velho "portunhol". Eu nunca fiz curso, consigo ler e entender bem, apenas. Pra falar, só portunhol... =/

    Bjos e parabéns pelo site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Duvalente! Seu comentário anterior não foi!
      Bom, na minha chamada do programa Top España Santander não teve nenhuma prova. Somente análise do meu currículo, análise da minha carta motivacional e a entrevista em português com a responsável pela seleção do meu centro (saúde) da minha Universidade.
      Você pode ver detalhes do meu processo seletivo em algum post que detalhei mais sobre isso. Vai em "vasculhe-me" no canto esquerdo (acima do Translate) e coloca a palavra chave processo seletivo que acredito que aparecerá o post tanto dos programas que participei Top España Santander e o CsF.
      Quanto ao CsF foi diferente. Tive que fazer uma prova para eu obter o certificado DELE nível intermediário de Espanhol (B1) e outras provas na minha Universidade, como também análise de currículo.
      Minha vida inteira estudei espanhol, somente o básico mesmo. E minha mãe tinha feito curso de língua espanhola então, vez ou outra estudava também pelos livros dela.
      Para a prova do B1 eu estudei bastante e fiz um intensivo na casa de Cultura da Federal aqui no Ceará durante 3 meses. Eu indico você procurar uma professora particular ou um curso preparatório sim, pois por mais que seja "parecido" o espanhol com o português muitas coisas são totalmente diferentes. Minha prova do B1 teve 3 etapas: prova online, entrevista e prova oral. A prova oral era para descrever uma figura que víamos e a situação daquela figura, tudo em Espanhol. A entrevista também foi em Espanhol.
      Eu também consegui ler e entender bem, mas a minha fala era péssima. Por isso optei por fazer um curso e consegui ao final meu certificado. Hoje, após a experiência fora (2 vezes na Espanha) consegui obter meu certificado do nível avançado em Espanhol (C1). Ainda bem que é vitalício, pois as provas para tentar esses certificados são bem caras!

      Boa sorte nas provas e obrigada pelo elogio! :)

      Excluir