sábado, 20 de julho de 2013

O esperado resultado SAIU!

¡Hola!

¿Que tal? [já treinando meu espanhol!!! Jajajajaja...] J

Bueno, depois da notícia da minha aprovação pela minha universidade, fiquei ansiosamente esperando o sonhado dia 17 de abril (como estava no edital) para finalmente ver meu nome publicado oficialmente no CsF e começar a gritar aos quatro ventos minha vitória! Maaaas... como já haviam me alertado: “Vão atrasar o resultado!” E não é que atrasaram mesmo? Mas pelo menos adiaram para 7 dias depois. O pessoal da chamada anterior sofreu mais, me disseram que houve muitas retificações no edital passado. Digamos que tivemos “sorte” e só houve 2 retificações: 1. Quanto ao teste de proficiência (frisando que o mesmo teria que ser no mínimo B1 e o candidato teria que apresentar o teste DELE ou o certificado de proficiência obtido pelo Instituto Cervantes); 2. Incluído a área de Indústria Criativa e frisando que o candidato tem que estar em algum curso nas áreas contempladas pelo programa para poder se candidatar.

Informação: A parceira do CNPq e executora do Programa na Espanha é a Fundación Universidad.es, uma fundação do governo espanhol dedicada ao ensino superior. Caso o bolsista necessite de maiores esclarecimentos durante sua estadia no país, poderá contar também com a Fundación Universidad.es.

Antes disso, no dia 07 de março algumas pessoas começaram a receber um outro email do CNPq. Para a minha angústia, recebi no dia 08 de março no período da noite (sorte que eu não sou de roer unha, senão, acredito que não teria nem mais dedo! Rsrs’). No email do CNPq, informava que para continuar o processo de seleção, eu tinha que me inscrever, no período de 13 a 24 de março de 2013, no portal eletrônico da Fundación Universidad.es. No portal, tinha informações sobre os procedimentos que eu deveria seguir para apresentar a minha candidatura às universidades espanholas participantes do Programa.

Dica: Visite os sites de TODAS as instituições do seu interesse, conheça todas as ofertas de disciplinas, planeje um plano de estudos junto com o seu coordenador. As disciplinas tem que manter correlação com a grade curricular de origem.

Dia 11 de março chegou um email da Universidad.es explicando os procedimentos para a inscrição no portal. No dia 13 de março, me inscrevi no portal e tive que preencher um formulário com meus dados (nome, anexei o passaporte, histórico da universidade) e escolhi 3 cursos que teriam semelhanças com o meu curso do Brasil. A cada curso, teve uma lista de opções de Universidades que eu tive que colocar em ordem de preferência. Não era obrigatório selecionar 3 cursos, fica a sua preferência. Minha opção de curso N° 1: Nutrión Humana y Dietética e Minhas 3 primeiras escolhas de universidades foram: Universidad de Granada, Universidad de Tarragona e Universidad de Madri. Tarragona fica bem próxima de Barcelona. Mas, a que eu queria mesmo era Granada. Não sei por que, mas desde as aulas de espanhol na Casa de Cultura Hispânica daqui de Fortaleza, eu gostava de Granada. Olhei no mapa da Espanha e quando a minha profa me perguntou onde eu gostaria de morar, apontei para Granada. Mais ao sul, onde tem praias e se pode esquiar. Gostei de cara do clima, lugar e atrações turísticas. A Espanha é linda! Cada cidade tem seu encanto, mas meu olho brilhou por Granada!

A partir do dia 20 de abril, a Universidad.es informaria ao CNPq os nomes dos candidatos que haviam sido admitidos definitivamente pelas universidades espanholas.

O BENDITO dia 24 de abril chegou!! YEEESSS! Meu lindo nome estava lá... estampado! o/

Chorei litros, gritei, pulei, saí correndo na casa... acordei os vizinhos, família... rsrs! Foi muito inusitado na hora que saiu o resultado. Vou contar: Em janeiro, resolvi entrar nos 548 grupos que tem relacionados com o CsF (não mentira! Foram SÓ OITO! Mas as conversas nos grupos eram tão frenéticas que eu me sentia em uma sala de bate papo conversando com mais de mil pessoas!!) e comecei a conversar mais com algumas pessoas... com pessoas (cerca de 20) a conversa fluía tão bem, parecia que eles eram meus vizinhos... enfim, alguns meses depois, eu e essas 20 pessoas tínhamos bate papo no facebook, grupo, whatsap, grupo no Skype e até fiz google + para poder fazer conferência com todos ao mesmo tempo! Enfim, só faltavam eles na minha casa (o que seria uma honra porque já havíamos começado uma amizade!)... mas voltando ao assunto do dia 24... estávamos conversando dia 23... e à meia noite alguns engraçadinhos desses 20 resolveram brincar com os sentimentos alheios... e colocaram no grupo que tinha saído o resultado! Depois da metade do Brasil ter tido um infarto, todo mundo ficou sabendo que era mentira ai pronto... abriu a temporada de pegadinhas! A cada hora era uma. No dia 24 de abril, todo mundo estava ansioso! Mas não dispensavam as pegadinhas... eu, particularmente, já não acreditava em mais nada, só em um possível adiamento, mais uma vez! Já estava era esperando isso acontecer! O pessoal da chamada passada nos alertou que se saísse mesmo no dia 24, iria sair por volta das 22h ou meia noite! Aí, por volta das 18h, meu coração começou a palpitar... na verdade desde o dia anterior eu não conseguia fazer mais nada!!! As 17h Os coordenadores do CNPq deram uma entrevista sobre a retirada de Portugal da lista dos países de destino dos bolsistas (alegando que os alunos deveriam ter a experiência e o desafio de lidar com a língua estrangeira).

Todos pensavam que o resultado talvez não saísse naquele dia, 24, devido a essa entrevista. As 19h, eu estava conversando, como de costume, com meus novos amigos, quando começaram os comentário no grupo... e todo mundo falando que o resultado tinha saído e metade das pessoas dizendo que era pegadinha... mas lá no fundo, eu sentia que não era! Quando começaram a publicar os nomes, o site onde tinha saído e finalmente, postaram o arquivo com todos os aprovados! NOOOOOOSSAAAAAAAA!! Não consigo nem descrever a mistura de sentimentos que houve na hora que vi o meu nome!! Não sei se alguém tem a ideia, mas desde que entrei na universidade meu sonho era fazer um intercâmbio, mas os custos eram elevados então só tinha uma solução: intercâmbio com bolsa! E naquele momento eu percebi o quanto eu tinha sido abençoada! Em menos de dois anos, duas bolsas de intercâmbio!!! MUITO OBRIGADA DEEEUS!!!!

Próximo passo? Esperar um email com a carta de aceite da Universidade que me aceitou (Tomara que seja a minha 1ª opção), a minha carta de benefícios, seguro saúde e todos os informativos e documentações para dar entrada no visto!

Feliiiiiiz!!!!


¡Hasta luego! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário